GUIA DE AUTORES

  1. SOBRE A REVISTA

O ANATOMISTA é um periódico oficial da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), com publicação em meio digital, registrada sob o ISSN 2177-0719. O periódico foi lançado em 2010 e manteve edições regulares até 2012, período em que foram publicados 15 volumes.

A revista passou por reformulações, com seu relançamento em comemoração do dia do Anatomista de 31 de julho de 2019.

 

  1. TIPOS DE MANUSCRITOS

O ANATOMISTA se destina a divulgação de produções científicas e culturais da área.

Serão considerados para avaliação, manuscritos relacionados à área de Morfologia Humana e/ou Animal encaminhados dentro do seguinte escopo:

  • História e cultura nas áreas que compõe a morfologia
  • Anatomia e arte
  • Terminologia
  • Ensino na área
  • Extensão na área
  • Técnicas anatômicas
  • Dicas e truques na anatomia

 

  1. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

Antes de enviar a sua produção certifique-se que todos os itens dessa sessão foram conferidos e ajustados:

 

 

3.1 Autores

Espera-se que todos os autores tenham contribuído em qualquer uma das etapas de produção do manuscrito. Não existe limite de autores. A ordem dos autores será entendida da seguinte forma:

  1. Autor principal; seguido de Coautores (se houver); e o último Orientador (se houver).

Ao submeter um manuscrito para avaliação em “O Anatomista” e no caso de aprovação para publicação, os autores automaticamente concordam em ceder todos os direitos autorais sobre a obra para a Sociedade Brasileira de Anatomia.

3.1.2 Pedido de alteração na autoria

É de extrema importância a atenção na conferência da ordem dos autores no manuscrito antes de submetê-lo. Qualquer adição, rearranjo ou exclusão de um ou mais dos autores deve ser realizada somente antes da aprovação do editor da revista. Caso seja necessária a alteração todos os autores devem enviar uma carta concordando com a execução dessa ação. Nesse caso, o(s) autor(es) devem estar cientes do atraso na publicação do seu manuscrito.

 

 

  1. ÉTICA NA PUBLICAÇÃO

O manuscrito que teve uso de animais e seres humanos, os autores devem enviar a declaração do comitê de ética ao qual o trabalho foi submetido e registrar o número do processo na metodologia.

É de inteira responsabilidade dos autores o conteúdo, eximindo totalmente a revista e a SBA sobre quaisquer queixas de plágio e/ou direitos autorais sobre textos e imagens submetidos para a revista. Para tanto, a revista solicita que os autores passem seu manuscrito em um dos vários programas antiplágio disponíveis gratuitamente na Web.

Todos os autores devem assinar e enviar via e-mail e/ou programa específico da revista que estiver disponibilizado no portal da SBA (www.sbanatomia.org.br) uma carta de submissão concordando com a submissão e as normas aqui descritas caso o manuscrito seja aceito para publicação.

 

  1. FORMATAÇÃO TEXTUAL

O título deve ser conciso, escrito em negrito, centralizado, fonte: Times New Roman, tamanho 14.

O texto pode obedecer às divisões como: introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão, conclusão e palavras-chave. Em caso de produção artística e cultural o texto pode ser livre de divisões.

O limite de páginas deve ser e até 10, incluindo somente os textos e referências. Deve ser escrito na fonte: Times New Roman, tamanho: 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5. Margens: esquerda e superior (3 cm) e direita e inferior (2  cm).

 

5.1 Tabelas

As tabelas devem ser enumeradas de acordo com a ordem que aparecem no texto. Todas as tabelas devem conter o seu próprio título e fonte.

5.2 Imagens

As imagens devem ser enumeradas de acordo com a ordem que aparecem no texto. Todas as imagens devem conter o seu próprio título e fonte. Não existe limites para a quantidade de imagens. O tamanho deve ser de 105×148 mm e a resolução de 300 dpi.

 

Corpo Editorial da Revista