DIA MUNDIAL DA ANATOMIA

 

 

Prezados Sócios e Anatomistas do Brasil,

 

 

A International Federation of Associations of Anatomists (IFAA), da qual a Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA é membro e que tem como seus representantes a professora Andrea Oxley da Rocha e o professor Richard Halti Cabral, eleito recentemente também como Secretário da IFAA, decidiu em assembleia, durante o 19º Congresso da IFAA realizado em Londres no último mês de Agosto, instituir o dia 15 de outubro, dia do falecimento de Andrea Vesalius, considerado o pai da anatomia moderna, como o dia Mundial da Anatomia. Em consonância com as demais Sociedades, Federações e Associações de anatomia do mundo filiadas a IFAA, a Sociedade Brasileira de Anatomia incorpora também esta data comemorativa em seu calendário anual, ao passo que parabeniza duplamente seus membros pelo dia da anatomia e pelo dia dos professores.

Segue abaixo a integra, traduzida, da carta de recomendação enviada pela IFAA às suas filiadas:

O “Dia Mundial da Anatomia” é uma oportunidade para celebrar a disciplina da anatomia e fazer conscientes às comunidades locais do seu importante papel na formação de profissionais das ciências da saúde. Dependendo das necessidades dos países e do interesse da comunidade, este dia poderá ser celebrado como uma atividade durante uma semana inteira, que inclua no dia 15 deNo XIX CONGRESSO DA IFAA, realizado na cidade de Londres em agosto de 2019, a assembleia geral da IFAA tomou a decisão de celebrar o “Dia Mundial da anatomia” no dia 15 de outubro de cada ano. Escolheu-se nesse dia porque nesse dia o pai da anatomia, Andrea Vesalius, morreu em 1564.

 

outubro. Pede-se a todas as associações membros da IFAA que organizem as suas próprias atividades, como palestras públicas, jornadas abertas ao público, divulgação em midias nacionais e demais meios de comunicação “.

Alguns dos objetivos do evento são:

  • Melhorar a consciência da anatomia na
  • Promover a diversidade profissional da
  • Transformar a percepção da
  • Reconhecer os
  • Potencialmente ajudar com a escassez atual de doadores de
  • Atrair os jovens cientistas para as ciências anatômicas.”

 

 

O objetivo final é pronunciar o “Dia Mundial da Anatomia” como um dia reconhecido pelas Nações Unidas.

 

Desejo, em nome de toda diretoria da Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA, mais uma vez então um feliz Dia Mundial da Anatomia e também aos Professores de todo Brasil que esmeram-se para transformar o mundo em um lugar melhor.

 

Cordialmente

 

Presidente da SBA

Prof. Celio Fernando de Sousa Rodrigues